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Sonda IT | Chile

A Sonda IT requisitou os nossos serviços para a implementação de seu data center no Chile, contando com avaliação de locais para instalação da infraes
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Como tratar incidentes em um data center?

No tratamento de incidentes, é importante estabelecer um processo bem definido e padronizado para garantia de nível de qualidade e conforme o SLA contratado: INCIDENTE >> DIAGNÓSTICO >> DECISÃO >> INTERVENÇÃO Primeiro de tudo: o que é um incidente em um data center? A definição de incidentes varia de acordo com a literatura, portanto adotamos a seguinte: “Um incidente é uma interrupção não planejada ou uma redução da qualidade de um serviço ou equipamento.” Com base nesta definição, um exemplo seria uma falha no funcionamento do ar condicionado de precisão. Neste caso, o alarme do equipamento será acionado e o responsável pelo data center será informado, o que pode ser realizado de diferentes formas: Visualmente ao inspecionar o equipamento a uma ronda Envio de alerta pelo sistema de monitoramento (Netwatch, Greenview, Supervisório ou DCIM) Acionado pelo nosso serviço Online Diagnóstico assertivo Dado a ciência do incidente, precisamos realizar o diagnóstico para embasar a tomada de decisão. Para ter a construção de um diagnóstico assertivo é importante ter todas as informações como: horário do incidente, registro fotográfico da infraestrutura, entre outros. O objetivo desse diagnóstico é identificar a causa básica para que o equipamento possa voltar a operar em condições regulares. No caso do exemplo do ar condicionado, será analisado o código do alarme para verificar o que gerou o incidente. Vamos supor que este é referente a uma falha do compressor, o próximo passo é levantar o histórico do equipamento para garantia de que o incidente é isolado e não crônico. Ressaltamos que a tratativa de um incidente isolado é diferente da tratativa de um incidente crônico. No nosso caso, vamos assumir que o histórico foi verificado e o incidente é pontual.
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5 motivos para monitorar o seu data center 24 x 7 x 365

Monitorar os subsistemas de clima, energia e segurança é aspecto chave para a disponibilidade da infraestrutura de TI. Confira cinco benefícios que fazem do monitoramento remoto um fator importante para a disponibilidade do data center: * 1. Redução do Risco de agravamento de Incidentes* Para garantir que incidentes não se tornem paradas não programadas, o diagnóstico precoce é essencial pois o tempo, muitas vezes, é um dos maiores ofensores que constitui risco para um downtime. Com o diagnóstico precoce, temos a oportunidade de atuar rapidamente, reduzindo o risco de agravamento do incidente. Algumas falhas não afetam diretamente a disponibilidade, porém se a falha não for corrigida e persistir pode ocasionar uma parada. Um bom exemplo são os alarmes de clima, as máquinas de ar condicionado podem parar por um determinado período, questão de minutos, sem prejudicar a operação do data center. Mas se essa falha persistir por um período mais longo, podemos ter uma variação na temperatura que impacte o funcionamento do data center. * 2. Compreensão abrangente da infraestrutura do data center* Com o monitoramento de todos os subsistemas da infraestrutura é possível ter uma compreensão abrangente para uma ação assertiva de correção, assegurando que a intervenção seja realizada na causa do incidente. O monitoramento permite que a visualização em todos subsistemas do data center: Clima: ar condicionados de precisão, sensores de temperatura e umidade, detecção de hot spot que pode afetar a área das máquinas; Energia: quadros de energia, gerador, UPS (Uninterruptible Power Supply), chaves de transferência (ATS ou STS); Segurança: controle de acesso, detecção e combate a incêndio, detecção precoce e detecção de liquido. * 3. Tranquilidade e Segurança* Incidentes podem ocorrer a qualquer instante, por isso ter o monitoramento 24 x 7 x 365 é essencial para garantir que não haja períodos sem vigilância, inclusive durante a noite, em finais de semana e feriados garantindo tranquilidade ao CIO e a sua equipe. * 4. Monitoramento de data center com histórico* Com o monitoramento através de sensores, é possível a criação de um banco de dados de eventos separados por subsistemas e equipamentos que possibilita uma análise global do ambiente. * 5. Categorização dos incidentes de acordo com a gestão de risco* A categorização de incidentes pode ser customizada de acordo com a gestão de risco da organização. Em alguns casos, uma simples porta aberta pode ser considerada uma incidência grave de segurança, devido a diretriz da gestão de risco estabelecida. Em outros, essa mesma porta aberta pode não significar um risco para a operação.
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